quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A propósito do muito que se tem dito, e escrito, sobre a queda do Muro de Berlim

"É necessário recordar que uma economia planificada não é necessariamente o socialismo"












A afirmação é de Albert Einstein no artigo Why Socialism? que, numa tradução que deixa muito a desejar, pode também ler aqui em português.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Importa lembrar o papel de Lénine e dos seus companheiros, diz o Avante
E também de como acabaram muitos deles, digo eu.









Clique na imagem para aumentar



"Noventa e dois anos passados importa lembrar o papel de Lénine e dos seus companheiros que, à frente do Partido Bolchevique e com o apoio do povo, optaram pela ... construção de uma sociedade liberta da exploração do homem do homem."

Como por exemplo os homens e mulheres que faziam parte do Comité Central do Partido Bolchevique aquando da Revolução da Outubro. Vítimas da Guerra Civil ou de doença, dos 26 de 1917 em 1935 já só restavam 17. Desses 17, 13 são eliminados entre 1935 e 1940, a maioria nos anos negros de 1937/38.

Do C.C. de 1917 escapam com vida das purgas Alexandra Kollontai, fora do país, a primeira mulher a desempenhar as funções de Embaixadora, Matvei Muranov, afastado em 1939, Elena Stassova, e claro Stalin, o “grande e amado líder”, que a cada vez mais descabelada facção anti-democrática e reaccionária do PCP anda tão empenhada em reabilitar.

domingo, 1 de novembro de 2009