terça-feira, 2 de março de 2010

Os mitos da direita
Mais um, Pedro Lomba, no “peditório” da privatização do Ensino.













Começando por derramar umas lágrimas de crocodilo a propósito da falta de mobilidade social em Portugal, mas “esquecendo” de referir, o que vinha muito a propósito, ser também o nosso um dos países onde é maior o fosso entre ricos e pobres, o cronista diz hoje no Público que o problema está na Educação, particularmente numa questão que lhe está muito próximo do coração. Ou será do bolso?

Depois duma série de rodeios para “boi dormir” (ainda há jornais a pagar por esta tristeza de propaganda partidária com rabo de fora), lá diz finalmente ao que vem. Quer, surpresa, que o Estado retire dinheiro ao Ensino Público para financiar os privados.

De acordo com os números também hoje publicados no Público, em 2007/08 cerca de 20% dos alunos do ensino secundário em Portugal frequentavam escolas privadas. Não será muito difícil deduzir que a maioria destes serão precisamente os filhos dos tais 20% com maiores rendimentos, e que em Portugal mais longe estão dos 20% que menos ganham.

Portantos, para acabar com as desigualdades, a solução do Pedro é subsidiar, com dinheiro público, aqueles que já estão muito bem na vida. As medidas do costume, não é?

2 comentários:

Aristes disse...

O João Rodrigues, do Arrastão, diz porque é que "A desigualdade de rendimentos faz mal à mobilidade social". Aqui:

http://arrastao.org/sem-categoria/a-igualdade-faz-bem-a-mobilidade/

luis tavares disse...

Vai um passo à privatização das ideias...