quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Da Grécia para a Europa: Resistência.












Com a palavra de ordem Resistência, faixas cor de rosa na Acrópole, apelam à solidariedade dos europeus, para hoje 18 de Dezembro de 2008.

Hoje em Atenas numa manifestação pacífica de 7 000 pessoas, num cartaz lia-se “Abaixo o Governo sujo de sangue, a pobreza e as privatizações”. Após a manifestação ocorreram novos confrontos entre jovens e policia no centro de Atenas. Manifestações convocadas pelos sindicatos, estudantes e professores tiveram lugar noutros locais, incluindo Salonika no norte, e na ilha de Creta.

Os sindicatos convocaram uma paralisações de 3 horas, no aeroporto de Atenas. Trabalhadores dos serviços urbanos, médicos e professores aderiram também à paralisação. Por toda a Grécia 600 escolas, incluindo várias Universidades, continuam ocupadas pelos estudantes.

Uma sondagem do jornal Avgi dá ao PASOK, socialista, uma vantagem de 6,5% sobre o partido do Governo, Nova Democracia, de direita.

O primeiro ministro Costas Karamanlis, reconheceu 3ª feira que não se deu logo conta da gravidade da revolta, e que há, entre outros, problemas de corrupção, de justiça social e de educação, a precisar de soluções urgentes.

Sem comentários: