domingo, 16 de novembro de 2008

Escritores de quem toda a gente fala
e ninguém lê.















Teixeira de Pascoaes em entrevista concedida em 1950:

E, a propósito, ocorre-me que, numa ocasião, entrando eu num eléctrico (recordo-me bem, era da carreira da Estrela), deparo com o Fernando Pessoa, que me pergunta de chofre: “Já notou uma coisa, ó Pascoaes? Há escritores de quem toda a gente fala e ninguém lê, e outros de quem ninguém fala e toda a gente lê. E destas duas espécies, qual, em seu entender, tem mais valor?” Respondi que aqueles de quem toda a gente fala e ninguém lê, e Fernando Pessoa rematou: “Também é a minha opinião.”

Weltliteratur. Madrid, Paris, Berlim, São Petersburgo, o Mundo!
Galeria de Exposições Temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian, de 30/09/2008 a 04/01/2009

Sem comentários: