sábado, 6 de março de 2010

Política, ou fé nos políticos?
Quase 60% dos portugueses acham que Sócrates mentiu, diz o Público.











Apesar de estar na origem da sondagem do Público de 5/3, deixemos por agora de lado a discussão se Sócrates mentiu ou não sobre conhecer a intenção da PT comprar a TVI. Se Sócrates é culpado ou inocente é coisa que, nesta altura do campeonato e na minha opinião, só ele e eventualmente alguns outros (poucos) saberão.

Não partilho da ideia de que apenas os tribunais estão em condições de decidir sobre a inocência ou culpabilidade dum cidadão. Se eu vi o meu vizinho a esfaquear a mulher não preciso dum tribunal para me dizer que ele é culpado.

Mas apesar de tudo o que já veio a público sobre a alegada mentira de Sócrates, a única resposta que estaria em condições de dar àquela sondagem é NÃO SEI (embora ache que há indícios mais do que suficientes para abrir um Inquérito, e que não o fazer terá consequências muito negativas para o próprio regime).

Por isso me espanta(1) que a esmagadora maioria dos respondentes não tenha tido qualquer problema em responder SIM, ou NÃO, à questão de Sócrates ter mentido no caso PT/TVI.

Mas o que me choca verdadeiramente nos resultado da sondagem é 40,2% terem respondido NÃO, e numa pergunta a seguir 40,36% dizerem que se as eleições fossem hoje votariam no PS (ou seja na actual situação em Sócrates).

Se de facto só o eleitorado de Sócrates tem fé que ele está inocente, e quem vota nos outros partidos tem uma fezada que ele é culpado, então meus senhores não tenho dúvida em dizer que estamos mais próximos, nós cidadãos, da “democracia” italiana, do que aquilo que muitos de nós certamente imaginaria.


(1) Embora o formato da sondagem possa induzir a responder SIM ou NÃO. Por exemplo se a pergunta fosse antecedida por outra mais ou menos nestes termos "Acha que os factos conhecidos sobre ... permitem concluir...", o resultado seria muito provavelmente diferente.

1 comentário:

Alien David Sousa disse...

"Se eu vi o meu vizinho a esfaquear a mulher não preciso dum tribunal para me dizer que ele é culpado.
"

Bem visto. Quanto ao Sócretino, as mentiras já chegaram a tal ponto que não acredito em nada do que diz e sim ele está metido em muita "merda", o complicado é provar.
kiss