quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

BPP, poupanças e pensões de reforma.








Sabe-se agora que quando a bronca rebentou, os grandes investidores financeiros do BPP há muito que já tinham dado à sola. Quem ficou foram os pequenos e médios aforradores, que não estavam por dentro, e que quando as coisas dão para o torto acabam sempre por ficar à chuva.

Algumas dessas pessoas, afirmam que puseram lá o dinheiro convencidas de que se tratava de depósitos a prazo, mas que agora lhes dizem que eram aplicações financeiras; com boas remunerações, mas que hoje nada valem. Um entrevistado na SIC, que optou por pôr no BPP as suas poupanças para a velhice, diz-se agora confrontado com ter de viver com a sua reforma de trezentos e tal euros mensais. As economias duma vida de trabalho, voaram.

E não vi ainda nenhum arauto da privatização das pensões ou dos esquemas pessoais de poupança, dos que passam a vida a atacar a Segurança Social, vir pedir desculpa de, com a sua verborreia de capitalismo popular, ter contribuído para convencer as pessoas, a entregar o ouro ao bandido.

1 comentário:

Porfirio Silva disse...

Esse ponto dos apóstolos da privatização da segurança social é fundamental. É que não têm sequer a honestidade política de virem a terreiro dizer que estavam enganados e que tinham pesado mal os riscos quando defenderam essas coisas. É por isso que um certo "debate" político em Portugal é uma treta.